terça-feira, 2 de abril de 2013

Gravidez semana a semana - 1ª trimestre.


O desenvolvimento do seu bebê no 1º trimestre da gestação.

1ª Semana
O tempo de gestação é calculado a partir do primeiro dia da última menstruação.

2ª Semana
Um óvulo amadurecido é liberado pelo ovário e capturado pela trompa de Falópio, processo conhecido como ovulação. É comum aparecer uma secreção vaginal mais úmida e transparente.

3ª Semana
O óvulo é fecundado por um espermatozoide, ocorrendo a concepção. O ovo fecundado segue pela trompa em direção ao útero, onde irá se fixar, processo conhecido como nidação.

4ª Semana
O útero começa a aumentar de volume. Pode haver um pequeno sangramento (tipo "borra de café") causado pela implantação do ovo (futuro embrião)na parede do útero.
O bebê: seu bebê tem duas semanas de vida e mede de 0,36 a 1mm, da cabeça às nádegas, ainda não sendo visualizado pelo ultra-som.
* Até o momento, você não está diferente, mas seu bebê começa a se desenvolver. O cérebro e a medula espinhal começam a ser formados. Mesmo antes do atraso menstrual, é possível que você “sinta” que está grávida.

5ª Semana
O corpo: a menstruação não veio e um teste de gravidez deve ter confirmado: você vai ser mamãe. Uma vez confirmado, marque uma consulta com seu médico.
O bebê: o que era uma massa de células começa a se alongar, iniciando o processo de embriogênese (formação de órgãos e sistemas).
Até o final dessa semana, inicia-se normalmente a atividade cardíaca. O bebê mede de 1,25mm a 3mm.

6ª Semana
O corpo: por causa de um estímulo hormonal, seus seios se modificam. Eles ficam mais inchados e sensíveis, e os mamilos ficam mais salientes. As aréolas mamárias escurecem mais e o aumento da circulação sanguínea na região faz com que surjam veias azuladas sob a pele.


O bebê: o crescimento durante essa semana é muito rápido. Agora o bebê tem cérebro e seu coração, mesmo que ainda minúsculo, já bate sozinho. A cabeça do bebê começa a ter forma e o tubo neural, que conecta o cérebro à medula espinhal, se fecha. Órgãos como os rins e o fígado continuam se desenvolvendo. Nessa fase também começa a ser formado o sistema digestivo e as cavidades peitorais e abdominais. O bebê já tem sua própria circulação sanguínea e mede entre 4mm e 9mm. Ao ultra-som é possível identificar os batimentos cardíacos.

7ª Semana
O corpo: provavelmente é para essa época que está marcada a consulta pré-natal, com realização de exames clínico e laboratoriais. O médico pode solicitar uma ultra-sonografia para confirmar a idade gestacional e a data prevista para o parto.
O bebê: a cauda quase não existe mais, sendo que o embrião toma forma mais humana. As narinas, lábios e línguas estão em formação. Inicia-se no final dessa semana a formação dos membros superiores e inferiores. Nessa fase os principais órgãos do bebê estão sendo formados; o coração já está dividido entre ventrículos e bate cerca de 150 vezes por minuto, quase o dobro de um adulto. O embrião mede entre 10 a 15mm.
Ao ultra-som é possível perceber a diferenciação entre a cabeça e o tronco.

8ª Semana
O corpo: é nessa época que podem se intensificar as náuseas e os enjoos. É provável que você se sinta mais cansada. O metabolismo aumenta até 25% e a frequência cardíaca materna também sobe.
O bebê: A cabeça do bebê ainda é desproporcional ao resto do corpo e seu rosto continua sendo formado: nessa fase ele já tem língua e narinas e a mandíbula está sendo fundida para dar forma à boca. Durante essa semana, ocorre  o maior desenvolvimento dos olhos e do ouvido interno. A maioria dos órgãos do bebê – rins, fígado, coração, cérebro – já está desenvolvida.  As células ósseas começam a substituir as cartilagens e começam a ser formadas as articulações. O embrião mede entre 16 a 22mm, e já apresenta os primeiros movimentos, que ainda não podem ser percebidos pela mãe. Ao ultra-som identifica-se os esboços dos membros superiores e inferiores.

9ª Semana
O corpo: desde a concepção, seu útero dobrou de tamanho. Apesar de ainda não haver uma barriga muito saliente, sua cintura pode aumentar.
O bebê: é nesse momento que o embrião começa a parecer um bebê. Mãos, pés, braços e pernas estão mais desenvolvidos, sendo que os dedos já estão quase totalmente formados. As pálpebras já quase cobrem o olho e o nariz toma forma. Durante esses dias, começa a se formar o diafragma, principal músculo responsável pela respiração. O embrião mede entre 23 a 30mm, da cabeça às nádegas. Ao ultra-som pode se identificar os primeiros movimentos embrionários.
* É entre a 5º e a 9º semana que começam a aparecer os sinais de gravidez: cansaço, alterações no paladar e olfato – é comum enjoar com comidas que antes você gostava – e aumento do volume e sensibilidade dos seios. Alterações no humor são comuns, bem como se sentir vulnerável emocionalmente.

10ª Semana
O corpo: por causa de alterações hormonais, você pode começar a se importar com coisas que normalmente não a aborreceriam. Além do aumento do nível de hormônios, a ansiedade causada pela gravidez pode reforçar o nervosismo.
O bebê: a partir dessa semana, o bebê passa a ser chamado de feto – pesa aproximadamente 20g e mede de 31 a 42mm, da cabeça às nádegas. Os olhos e o nariz já estão mais visíveis, e os germes dentários estão sendo formados na gengiva. O cérebro já está mais desenvolvido, sendo que a cabeça é desproporcional em relação ao corpo. O intestino se desenvolve rapidamente, sendo que parte dele se projeta para o interior do cordão umbilical, formando o que se conhece por hérnia fisiológica, que desaparece normalmente até a 12ª semana. A maior parte das articulações já está pronta e, apesar de ainda ser cedo para identificar o sexo do bebê ao ultra-som, os órgãos genitais já se diferenciaram.

11ª Semana
O corpo: o aumento do nível sanguíneo pode fazer com que suas mãos e pés fiquem mais quentes. É provável também que você sinta mais sede do que de costume, já que seu corpo precisa de mais líquido. Nessa fase também é normal que o peso da gestante aumente 1kg, ainda que muitas mulheres  possam emagrecer nesse primeiro trimestre por causa das náuseas, sem que isso interfira ou prejudique o desenvolvimento do bebê.
O bebê: o feto já mede entre 44 e 60mm da cabeça às nádegas e pesa cerca de 40g.  Até o final dessa semana o corpo do feto já dobrou de tamanho e a cabeça terá quase metade do tamanho do corpo. Nessa época se desenvolvem as íris. O feto já pode abrir a boca e engolir e os órgãos vitais já estão totalmente formados.

12ª Semana
O corpo: esse é o período ideal para realizar o exame da translucência nucal, que serve para avaliação do risco de alterações genéticas, como por exemplo a Síndrome de Down. 
Os enjoos matutinos devem passar ou diminuir a partir dessa fase.
O bebê: a partir de agora, o bebê já totalmente formado, irá crescer e desenvolver-se. Ao ultra-som é possível identificar os dedos, sobretudo das mãos, os movimentos do feto já são bem evidentes e ativos. No final dessa semana, dependendo do posicionamento fetal, é possível em algumas gestantes identificar o sexo do bebê, que mede entre 54 e 66mm da cabeça às nádegas, e pesa cerca de 60g.


13ª Semana
O corpo: esse é o final do primeiro trimestre. Desse período em diante o risco de abortamento diminui significativamente.
* É comum, nessas semanas, a intensa vontade de urinar. Alterações na pressão sanguínea podem causar tonturas e, eventualmente, até desmaios – portanto, cuidado com mudanças bruscas de posição, principalmente na hora de levantar.
O bebê: o bebê já está completamente formado, mas não sobrevive fora do corpo da mãe porque alguns órgãos, como os pulmões, ainda não estão suficientemente amadurecidos. O fígado já começou a segregar bile e o pâncreas a produzir insulina. Pesquisas sugerem que o bebê  já possa perceber alguns sons por meio de receptores de vibração em sua pele. Nessa época o feto mede de 66 a 78mm da cabeça às nádegas e pesa entre 70 a 80g

Nenhum comentário:

Postar um comentário