quinta-feira, 11 de abril de 2013

É verdade que parto normal afrouxa a vagina?

Quando se fala em parto normal a segunda coisa mais temida pelas mulher é "o afrouxamento da vagina".
Em entrevista com o site babycenter, o Dr. Mario Burlacchini Obstetra e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da USP, responde.


Um parto normal bem assistido não provoca sequelas permanentes na região vaginal, porque, se houver alguma lesão, os médicos recompõem o períneo (região entre a vagina e o ânus) depois. O que existe, tanto em um parto vaginal como na cesariana, é um afrouxamento da musculatura abdominal durante a gestação, que acompanha a expansão do útero e pode afetar o orgasmo feminino posteriormente.

Para evitar isso, é sempre bom fazer 
atividades físicas e exercícios para o assoalho pélvico durante o pré-natal e também na fase pós-parto. Mas é importante que se diga que o parto normal, principalmente de um ou dois filhos, não vai modificar a vida sexual de ninguém.

A maioria dos problemas sexuais de um casal não está ligada a questões físicas. O que acontece, por exemplo, é que só de assistir ao parto, ver aquela cabecinha saindo da vagina da mulher, muitos homens podem ficar impressionados -- e o aspecto psicológico disso não deve ser ignorado na hora de se decidir quem acompanhará o parto e sob que ângulo de visão.

A chegada de um filho, sem dúvida, 
muda a vida sexual dos parceiros, que precisarão de muito entendimento para retomar o conforto físico e emocional necessário para uma sexualidade saudável e prazerosa. A diminuição da libido nos primeiros meses de vida do bebê normalmente deve-se ao cansaço e não a modificações decorrentes do parto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário