quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cursos para gestantes: por que fazer?

casal que participa tem desenvoltura melhor com o recém-nascido

Por Bruna Capistrano

Mulheres infelizes com o parto têm mais dificuldades em se adaptar ao seu novo papel como mãe e demoram mais tempo para se recuperar da gravidez e do parto.

A conclusão faz parte de uma pesquisa publicada no estudo "Just Another Day in a Woman’s Life? Women’s Long Term Perceptions of Their First Birth Experience" (Apenas mais um dia na vida de uma mulher? Percepções da mulher sobre a experiência do primeiro parto), em uma tradução livre, realizada por Penny Simkin. A fisioterapeuta é especialista em educação do parto e referência nos Estados Unidos quando o assunto é parto natural. Entenda abaixo por que vale a pena fazer um curso de gestantes antes do nascimento do bebê:
  • 1
    Aulas ajudam a diminuir a ansiedade
    Mães de primeira viagem que participam de cursos para gestantes são melhor preparadas para a chegada do momento mais esperado, o parto. No entanto, o acompanhamento profissional das aulas dá mais recursos para a mulher entender as transformações que acontecem no corpo ao longo de toda a gestação e como podem lidar com essas mudanças, minimizando dores, problemas e a ansiedade.

    "Esses casais vão, na maioria das vezes, sem surpresas para a maternidade, com uma certa intimidade, encarando os fatos com muita naturalidade", afirma o obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Luis Fernando Leite, onde também é oferecido um curso online e gratuito para gestantes.

    "Estudos comprovam que a mulher que se prepara antes do parto tem a auto-estima e a confiança mais elevados do que as outras durante o parto e pós-parto", completa Mariana Zanotto Alves, orientadora em cuidados com recém-nascidos e certificada como Newborn Care Specialist (especialista em cuidados com recém-nascido) nos Estados Unidos.

  • 2
    Homens participam das atividades
    Grande parte dos cursos para gestantes é frequentando não só pelas futuras mães, mas também pelos pais. Quando o casal está grávido, a participação do homem é fundamental durante os nove meses de gravidez: "Os pais estão cada vez mais interessados na criação dos seus filhos", diz Mariana Zanotto Alves, responsável pelas aulas do Curso de Mães naPerestroika.

    "Eles costumam participar com frequência. Nos cursos, quase a totalidade é de casais gestantes e não apenas as futuras mães", reforça Luis Fernando Leite.

  • 3
    Mães de segunda viagem têm uma nova chance
    Ao contrário do que muita gente pensa, as mulheres que já são mães também procuram os cursos para gestantes. Não é vergonha procurar mais ensinamentos e tentar se aprimorar na segunda gravidez.

    "Muitas percebem que existem diferenças entre cada bebê, e outras tiveram experiências difíceis com o primeiro filho e sentem que fazendo o curso não estarão mais sozinhas durante este desafiante trajeto", explica Mariana Zanotto.

  • 4
    O mito da mãe perfeita
    Errar e acertar faz parte do papel de mãe e não é um curso que vai tornar a mulher perfeita. "O curso não tem o intuito de tornar mulheres mães perfeitas, e sim de tornar mulheres mães suficientemente boas para exercer este lindo papel.  Não queremos julgar, moldar ou ditar uma maneira certa, queremos dar opções, ajudar, preparar e especialmente apoiar", explica Mariana, da Perestroika.

  • 5
    Principais dúvidas nos cursos de gestantes
    Alimentação durante a gravidez, cuidados com a pele e cabelos, preparação para o parto e, sobretudo, amamentação são as dúvidas mais frequentes entre as gestantes no curso.

    "A maior dificuldade das novas mamães é o fato de que nem todos os bebês nascem sabendo amamentar. Entender que o processo de ensinar a pega adequada para o bebê pode ser demorado é extremamente importante para que a mulher não se desmotive. Se existe dor no bico dos seios provavelmente é porque a pega está incorreta", explica a especialista em cuidados com recém-nascidos Mariana Zanotto Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário