quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como favorecer seu bem-estar e do seu bebê durante a gravidez

Propostas simples que favorecem seu bem-estar durante a gravidez
A gravidez é um momento em que todo seu ser se altera progressivamente para dar lugar a outro ser, seu bebê. Nesse processo você irá percebendo mudanças no seu corpo e que seus requerimentos de descanso, alimentação, movimentos e cuidados também mudarão.Sua gravidez irá marcar um ritmo novo para acompanhá-lo, mantendo um equilíbrio saudável. É necessário revisar alguns hábitos relacionados à sua atividade física, às diferentes situações ambientais às quais poderá se sentir exposta,  à sua alimentação e aos aspectos de sua vida cotidiana que possam gerar mudanças no seu estado de ânimo. 
Seguramente poderá conservar depois do nascimento do seu bebê alguns hábitos que tenham determinado mudanças favoráveis em sua vida.
Em relação ao exercício físico
Se esse já era um hábito antes da gravidez não é necessário modificá-lo, a menos que se trate de uma atividade que possa pôr em risco o bebê. Ao ativar a circulação sanguínea durante a atividade física também aumenta a oxigenação do corpo do seu bebê. É possível que se mova com maior frequencia ou também que seus movimentos sejam mais percebidos. Além disso, o exercício físico ajuda a manter estável a pressão arterial e o incremento de peso.
As atividades físicas que implicam grandes riscos geram muita adrenalina circulando no sangue, Possivelmente definirá no bebê uma característica, uma personalidade determinada. Você tem de levar em consideração que a vida do bebê começa desde a gestação e que a experiência pré-natal de cada bebê será também parte das suas características depois do nascimento.
Seu bebê permite que você adapte os requisitos físicos compartilhados entre vocês dois de maneira progressiva e sustentável. As atividades de Alto Desempenho Físico podem influir no equilíbrio orgânico, competindo com suas necessidades.
Evite ambientes com fumaça ou pouca ventilação
Ainda que a proibição de fumar em espaços públicos seja cada vez mais respeitada, é verdade que em alguma situação você possa estar exposta não somente à fumaça do cigarro mas também a lugares pouco ventilados ou com cheiros que podem vir a ser tóxicos para ambos.
Seja qual for a situação é importante resguardar o seu bebê em gestação dessas exposições, já que todo o oxigênio que ele recebe é administrado por seu sistema respiratório.
 Restrinja os excessos                                                                                                                        Seu bebê recebe de maneira direta em seu sistema circulatório o oxigênio e os nutrientes em quantidade e composição adequados a cada dia da sua evolução dentro do ventre. A placenta atua como administradora entre as necessidades do seu bebê e suas disponibilidades. É possível que seu bebê receba quantidades significativas de cafeína, por exemplo, se for ingerida de forma excessiva. Então, evitar os excessos é prudente. As bebidas açucaradas artificialmente, café, chá, chimarrão, alimentos de baixo aporte nutricional e tudo aquilo que em excesso possa gerar inconvenientes para a sua saúde e do seu bebê, deve ser usado com restrição.
Cuide de suas emoções                                                                                                                       A vida emocional do seu bebê em gestação está de alguma forma determinada pela sua. Não é possível se resguardar de todas as situações que angustiam, estressam ou geram dor, mas, se for possível, não se exponha demasiado. Pensar através do bebê e saber que ele sente tudo aquilo a que você está exposta pode colaborar para que a gestação dele seja a mais positiva possível.

Ter um bebê pede, desde a concepção, um estilo de vida equilibrado para que, juntos, possam compartilhar por muito mais tempo. Desde a gestação seu bebê irá guiá-la para que tome consciência daqueles hábitos que sejam convenientes para ambos, ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário