sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Grávida? Aprenda a evitar estrias, celulites, manchas e inchaço durante a gestação

A gravidez é o momento mais sublime na vida de uma mulher. É a fase que marca o desenvolvimento de uma nova vida, a formação(ou ampliação) de uma família, e que traz uma série de alegrias e responsabilidades. Mas também é um período turbulento para as futuras mamães: hormônios em polvorosa, desconforto físico, crises de ansiedade, transformações estéticas... Estas últimas, então, tiram o sono de qualquer gestante: o medo de ficar com estrias e manchas na pele é tão grande quanto a expectativa de ver logo o rostinho do bebê:
— Além de estrias, as mulheres também se preocupam com o escurecimento dos mamilos e da linha abaixo do umbigo, provocado pelo excesso de produção de melanina. Em alguns casos, esse escurecimento desaparece com o tempo — explica a dermatologista Alicia Natário, do Instituto de Depilação Pello Menos.
Saiba como evitar outros problemas que incomodam as que aguardam a visita da cegonha.

Inchaço

Causas: As alterações hormonais, o ganho de peso e a compressão das veias abdominais pelo peso do útero são responsáveis pelo inchaço nas pernas e nos pés durante a gravidez (principalmente, nos últimos meses de gestação).
Prevenção: Evite ingerir sal e gordura, e beba muita água (pelo menos, 2 litros por dia). Também é recomendado o uso de meias de média compressão. “Exercícios leves, como caminhadas, também ajudam, porque melhoram a circulação do sangue”, diz a dermatologista Vivian Amaral.

Estria e celulite

Causas: Estrias acontecem devido ao estiramento da pele (principalmente na barriga, nos seios e nas nádegas) e a quebra de fibras elásticas provocada pelo ganho de peso. A celulite é causada pelo aumento de peso e pelas alterações hormonais.
Prevenção: Evite o ganho excessivo de peso e os banhos quentes. Passe hidratante, duas vezes ao dia (de preferência, à base de ureia) na barriga, nos seios e nas coxas. Celulite: beba muita água, exercite-se e invista numa alimentação saudável, pobre em açúcar e gordura.

Manchas e espinhas

Manchas no rosto: durante a gravidez, há um aumento na produção de melanina, agravada pela exposição ao sol. Por isso, surgem manchas escuras no rosto e no colo.
Espinhas: a alteração hormonal aumenta a produção das glândulas sebáceas, deixando a pele mais oleosa e favorecendo o surgimento de espinhas.
Prevenção: aplique filtro soltar diariamente e evite a exposição ao sol entre 10h e 16h. Espinhas: lave o rosto três vezes ao dia com sabonete neutro e use filtro solar e cosméticos não-oleosos.


Fonte: http://extra.globo.com/mulher/beleza/gravida-aprenda-evitar-estrias-celulites-manchas-inchaco-durante-gestacao-4872218.html#ixzz2jPemItKG

Nenhum comentário:

Postar um comentário