quarta-feira, 29 de junho de 2011

Curativo com células-tronco começa a ser testado em pacientes

Rompimento dos meniscos
Se os ensaios clínicos forem bem-sucedidos, milhões de pessoas com lesões nos joelhos poderão se beneficiar de um novo tipo de curativo contendo células-tronco.
O primeiro teste clínico do mundo com o curativo com células-tronco acaba de receber aprovação do órgão regulador de saúde do Reino Unido.
O tratamento inédito está sendo proposto para pacientes com danos severos na cartilagem do menisco, o chamado rompimento dos meniscos.
Curativo com células-tronco
O tratamento atual para a maioria das lesões é a retirada do menisco, um procedimento que muitas vezes resulta no aparecimento precoce da osteoartrite.
O chamado Ensaio de Fase I, um dos primeiros a serem aprovados com o uso de células-tronco, vai tratar o rasgo meniscal com uma bandagem celular, semeada com células-tronco do próprio paciente, depois de passarem por um processo de "expansão" em laboratório.
A bandagem celular, produzida pela Azellon Ltd, uma empresa emergente criada por cientistas da Universidade de Bristol, explora uma tecnologia chamada células-tronco autólogas (do próprio paciente).
Nos testes in vitro (cultura de tecidos) essa técnica mostrou-se promissora para a cura dos meniscos rompidos.
O ensaio vai testar sobretudo o perfil de segurança do curativo com células-tronco em dez pacientes com rompimento do menisco. Mas será possível obter algumas informações preliminares sobre sua eficácia.
Tratamento do menisco
O curativo, contendo as células-tronco do próprio paciente, será implantado em um procedimento cirúrgico simples, usando um instrumento especialmente projetado para essa operação.
Os pacientes serão monitorados de perto ao longo de cinco anos.
O objetivo final é que o curativo com células-tronco seja um tratamento de primeira linha, em lugar da remoção do menisco.
"As células-tronco são muito promissoras em termos científicos e médicos, mas só podemos saber se elas funcionam ou não testando-as em ensaios clínicos," disse o Dr. Anthony Hollander, coordenador da pesquisa.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Porque armazenar células tronco do cordão umbilical

Por ser uma das melhores fontes de Células Tronco. Afinal se trata de uma célula que ainda não sofreu nenhuma influência de fatores externos (estresse, tempo, medicamentos, infecções, alterações de temperatura). Tudo isso tem demonstrado expressiva vantagem em sua eficácia terapêutica no tratamento de inúmeras doenças.